sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto Amigos de Deus

 MOTIVAÇÃO
A estratégia e a motivação para a realização deste projeto será baseada e inspirada no livro de Neemias .
* O livro de Neemias descreve a história de um israelita (Neemias) que conseguiu unir o seu povo em torno do grande projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém e que, ao fazer isso, iniciou também uma grande reforma e restauração da espiritualidade do povo. Os pilares de toda essa reforma e reconstrução foram as práticas espirituais: oração, jejum e a confissão dos pecados (Ne 1,6). Foram essas práticas que fizeram Neemias conseguir que a mão favorável de Deus estivesse com ele, alcançando-lhe o favor do rei e a possibilidade de organização do povo de Israel em vista do trabalho a ser realizado.
E exatamente como nos dias de Neemias, Deus está hoje, com suas moções, direcionando à RCC para realizar uma missão semelhante: “Reconstruir e restaurar espiritualmente os corações de todos os seus integrantes, bem como de todos os 20.000 (vinte mil) Grupos de Oração do Brasil, através das práticas espirituais aqui sugeridas”
Baseando-nos na vida de Neemias, temos razões muito fortes para confiar no Senhor. Sabemos que Deus jamais nos desamparará. Temos a convicção, como Neemias, que as promessas divinas não falham. Por isso podemos dizer como Neemias: “O Deus dos céus fará que sejamos bem-sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução... (cf. Ne. 2, 20a)

JUSTIFICATIVA

A missão que o Senhor confiou a seus Discípulos e, portanto, a todos nós batizados, é uma missão essencialmente espiritual e, para exercê-la, muitas vezes será inevitável travar verdadeiras batalhas espirituais. São Paulo nos ensina esta verdade quando se dirige aos efésios e afirma que: “... não é contra homens de carne e de sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares.” (cf. Ef. 6, 12). Sabendo desta realidade, o próprio São Paulo orienta para não vacilarmos em nossa vida de oração (nossa vida espiritual) e recomenda: “Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos”. (cf. Ef 6,18).
Desta maneira, uma vez que o nosso serviço na Renovação Carismática Católica é o meio que o Senhor nos concede para cumprirmos a nossa missão, podemos concluir que para exercê-la plenamente é necessário cultivarmos e retomarmos uma vida de intimidade com o Senhor e crescermos em sua dependência. Neste sentido, um dos meios bastante eficaz para alcançarmos esta intimidade com Deus é a vivência das praticas espirituais que serão aqui sugeridas: Oração Pessoal(diária), Leitura Orante da Bíblia(diária), Confissão(mensal), Oração do Terço ou do Rosário(diária), a prática do jejum(todas as sextas-feiras) e Adoração ao Senhor no Santíssimo Sacramento(semanal).
Esta vida íntima com o Senhor começa a partir do momento que nos disciplinamos a exercer a nossa espiritualidade de forma séria e contínua, buscando viver a mística dessas práticas espirituais sem, no entanto, exerce-las como simples devocionalismo.
A espiritualidade é algo cultivado na pessoa, e que se transforma em paixão pela missão. É a nossa espiritualidade que mantém viva a força e a qualidade de nossas opções e compromissos. É como a água que mantém viva a planta. Não se percebe a olho vivo que esta água está desde a raiz até na ponta das folhas, porém se deixarmos de irrigá-la o seu destino será secar até morrer... Da mesma forma, se deixarmos de cultivar a nossa vida espiritual, seremos como esta planta: sem frutos... secos... sem vida.
Somente conseguiremos êxito em nossa missão se estivermos firmes em nossa espiritualidade, se formos verdadeiros Amigos de Deus vivenciando no dia a dia de nossas vidas cada uma destas práticas espirituais aqui sugeridas.
Pecisamos ser dependentes do Senhor, que nos diz: “... sem mim nada podeis fazer” (cf. Jo 15,5). A vivência contínua destas práticas espirituais irá aos poucos nos tornando parecidos com o modo de ser, de viver, de falar e de agir de Jesus.
Este é o chamado de Deus para toda a RCC do Brasil!



Nenhum comentário:

Postar um comentário