quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cerco de Jericó - 7º Dia - 30/11/2011

"A queda de todas as muralhas"

Jaculatória: Senhor Jesus, remove todos os obstáculos que possam existir em mim e que me impedem de caminhar na luz. Fortalecei-me para que eu possa, juntamente com meus irmãos, permanecer firme na verdade. Eu tomo posse de tua vitória, conquistada na cruz para minha salvação. Amém. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Maior Mandamento


"Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. O segundo é semelhante a este: "Amarás o próximo como a ti mesmo". Destes dois preceitos dependem toda a Lei e os Profetas"

(Mt 22,36-40; Mc 12,29-31)

domingo, 27 de novembro de 2011

O Eco

Pai e filho caminhavam por uma montanha. De repente o menino cai e grita “Aaaaiiii!!!” 
Para sua surpresa, escuta a voz repetir-se, em algum lugar da montanha : “Aaaaiiii!!!” 
Curioso, pergunta “Quem és?” e recebe como resposta “Quem és?” 
Contrariado, grita, “Covarde!” e a resposta é “Covarde!” 
Então, olha para o pai e pergunta, aflito: “O que é isso?” 
O pai sorri e fala “Filho, preste atenção” E grita em direção a montanha “Eu admiro-te” e a voz responde “Eu admiro-te” De novo o homem grita: “Es um campeão!” e a voz responde “Es um campeão!” 
O menino fica espantado. Não entende. 
O pai explica: As pessoas chamam a isto de eco, mas na verdade isso é a vida. Ela nos da de volta tudo o que dizemos. Nossa vida é o reflexo de nossas ações. 
٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭٭ 
Se queres mais amor no mundo, cria mais amor no teu coração. 
Se queres mais competência, desenvolve a tua própria.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os Mandamentos da Lei de Deus

1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar o seu Santo Nome em vão
3º Guardar os domingos e dias festas
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não furtar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Em busca da vontade de Deus

Quando somos batizados no Espírito Santo fazemos uma experiência de Deus que nos marca profundamente.
Pode este acontecimento ser comparado a um divisor de águas, que dará origem a um modo de vida, no qual a fé passa a reorientar nosso pensar e agir.
Na Renovação Carismática, entendemos que essa experiência do Batismo no Espírito não se esgota em apenas um momento, mas pode levar-nos a um modo de vivermos neste mundo, orientando-nos para uma vocação humana, que é a “vida no Espírito” (Catec. 1699ss).
A vida no Espírito, por sua vez, abre-nos para uma nova perspectiva a respeito dos planos de Deus para conosco. Sentimo-nos chamados a uma amizade com Deus e, como amigos, a um relacionamento no qual percebemos que Deus tem planos especiais para com cada um de nós.

domingo, 20 de novembro de 2011

Oração para bênção do local de trabalho

Deus, Pai de bondade, criador de todas as coisa e santificador de todas as criaturas: suplicamos a tua bênção e proteção sobre este local de trabalho.
Que a graça de teu Espírito Santo habite dentro destas paredes, para que não haja contenda nem desunião.
Afasta deste lugar toda inveja!
Que teus anjos acampem ao redor deste estabelecimento, e somente a paz e a prosperidade habitem este local.
Concede aos que aqui trabalham um coração justo e generoso, para que o dom da partilha aconteça e as tuas bênçãos sejam abundantes.
Dai saúde aos que retiram deste lugar o sustento da família, para que saibam sempre cantar louvores a ti.
Por Cristo Jesus. Amém!

sábado, 19 de novembro de 2011

Os Mandamentos da Igreja


  1. Participar das Missas nos domingos e festas de guarda.
  2. Confessar-se ao menos uma vez cada ano.
  3. Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição.
  4. Jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Igreja.
  5. Pagar o dízimo, segundo o costume. 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vinde, Espírito Santo!

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vosso fiéis. 
E acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

OREMOS: 
Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo; Fazei que apreciemos retamente todas as coisa, segundo o mesmo Espírito; E gozemos sempre da Sua consolação, por Cristo Senhor Nosso. Amém!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cerco de Jericó - 5º Dia - 16/11/2011

O Senhor está no meio de nós

Jaculatória: Jesus, eu confio em vós! Eu creio que estás realmente presente na Eucaristia e que vos agrade o meu louvor, a minha adoração e a minha total entrega a Ti. Sei que nada sou, que nada posso, mas Tu és o meu tudo e em ti encontro todas as consolações de que necessito para caminhar. Amém.

Os dois principais tratados da fé católica


  • A Santíssima Trindade: Há um só Deus em três Pessoas (cf. Catecismo da Igreja Católica, nºs 238ss).
  • A Encarnação do Verbo (cf. Catecismo da Igreja Católica, nºs 461ss).  

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

As "notas" da Igreja

(cf. Catecismo da Igreja Católica, nºs 750,811,865)
Estes quatro atributos, inseparavelmente ligados entre si, indicam traços essenciais da Igreja e de sua missão.

  • Una
  • Santa
  • Católica
  • Apostólica 

Existe uma nova porta

Quando uma porta se fecha para você, em algum lugar existe uma outra porta que está escancaradamente aberta à sua espera. Se um obstáculo se transpõe em seu caminho, existe uma nova trilha ao redor pela qual você poderá passar. Quando o plano A fracassou e também o plano B, sempre existe o plano C que poderá leva-lo aonde você deseja chegar. 
Quando um alvo parece impossível, sempre existe alguma coisa que você poderá fazer para que ele se torne possível. Sempre existe uma nova porta aberta. É sempre necessário lembrar que Deus não nos deixou neste mundo à nossa própria sorte e aos nossos próprios cuidados. O Senhor nos convida a fazer da oração o primeiro recurso e não a última opção. Ele nos chama a persistência e a disciplina para um genuíno crescimento.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Artigos da Fé

(cf. Catecismo da Igreja Católica, nºs 190-191)

1. Creio em Deus Pai todo-poderoso.
2. E em Jesus Cristo, seu F
ilho único, Nosso Senhor.
3. Jesus Cristo que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria.
4. 
Jesus Cristo padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado.
5. 
Jesus Cristo desceu aos infernos, ressuscitou dos mortos no terceiro dia.
6. Jesus Cristo subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso. 
7. Donde virá julgar os vivos e os mortos.
8. Creio no Espírito Santo.
9. 
Creio na Igreja Católica.
10. Creio no perdão dos pecados.
11. Creio na ressurreição da carne.
12. Creio na vida eterna.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cerco de Jericó - 4º Dia - 09/11/2011

"A Porta da Vitória"

Jaculatória: Senhor Jesus, entregamos a ti nossas vidas, para que haja um pentecoste em nós, acreditamos na tua vitória que também é nossa. Senhor, preencha todo meu ser com o teu Espírito Santo, para que eu possa viver a tua palavra e fazer a tua vontade. Amém.

Oração a São Rafael Arcanjo

Glorioso Arcanjo Rafael, que vos dignastes tomar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias, ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres. Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno. Ensinai-nos a viver neste espírito de fé, que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas. Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade à vontade divina: seja que ela nos conceda a cura dos nossos males ou que recuse o que lhe pedimos. São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos no Céu. Amém.

Decisões

Todas as pessoas, independente do nível de sucesso alcançado, sejam elas quem forem, um dia simplesmente não quiseram fazer o que precisavam fazer. É característica da natureza humana defrontar-se com situações nas quais a pessoa procura fazer tudo o que é possível para delas fugir. 
O que determina a diferença entre as pessoas que são bem-sucedidas e as que apenas mantêm o status-quo é a habilidade de naqueles momentos cruciais tomarem a decisão que têm de tomar sobre aquilo que deve ser feito, e então agirem em função dessa decisão, a despeito do que possam estar sentindo. 
Hoje você irá muito possivelmente se encontrar numa situação como essa. Lembre-se de que você terá que agir baseado, ou nas circunstâncias transitórias, ou em princípios imutáveis. Ao agir com base na segunda, a primeira terá pouco ou quase nenhum peso relevante em sua vida.

O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão. 
Salmos 37:24

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Oração a São Gabriel Arcanjo


São Gabriel Arcanjo, Força de Deus, vós que sois o Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possamos captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do Coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo, mas atentos ao seu chamado. Amém.

Amor Serviçal


A tarefa de coordenação leva-me a servir as pessoas, colocando-me a serviço de Deus. 
Servir significa despertar vida nas pessoas. É um serviço desprendido, mas um serviço que me sinto agradecida. 
Quando vejo a alegria, o sorriso, quando depois de conversar comigo, alguém sai de cabeça erguida, sinto que vale a pena empenhar-me no serviço de coordenação. Quando a vida desperta das pessoas, sinto-me presenteada.


Bete Cruz.

domingo, 6 de novembro de 2011


Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio! "Ordene-lhe Deus", instantemente o pedimos! E vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo Divino Poder, precipitai no Inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

sábado, 5 de novembro de 2011

Codependência

Codependência é o ato de se tornar absorvido por outras pessoas, lugares e coisas ao ponto de deixar de pensar em si mesmo. Quando isso acontece, você pode vir a se esquecer de que existe a parte daquela pessoa ou de qualquer que seja que você esteja focalizado. 
Afundar-se num relacionamento, numa preocupação com um filho dependente químico, ou num cuidado com pais idosos pode fazer com que você venha a se esquecer de cuidar de si mesmo e da sua própria saúde emocional. 

Sugestão: Pergunte-se a si mesmo: “Se eu não tivesse essa pessoa ou isto em minha vida, o que é que eu estaria fazendo para mim mesmo e comigo mesmo diferente do que estou fazendo agora?” Faça uma lista, escolha pelo menos um item e comece a trabalhar em cima dele!

Para Meditação:
Você é abençoado quando se encontra com a sabedoria, quando faz amizade com o entendimento. Provérbio 3:13

sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Oração ao Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina. Amém.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Oração pelos Defuntos (Tradição Bizantina)

Ó Deus dos espíritos e de toda a carne, que vencestes a morte, aniquilastes o diabo e destes a vida ao mundo; Vós, ó Senhor, concedei à alma do Vosso servo... defunto o descanso num lugar luminoso, num lugar verdejante, num lugar de frescura, onde não há sofrimento, dor e gemidos. Porque sois um Deus bom e misericordioso, perdoai toda a culpa por ele cometida em palavras, obras ou pensamentos, uma vez que não há homem que não peque, que só Vós sois sem pecado, a Vossa justiça é justiça eterna e a Vossa palavra é a verdade. Vós que sois a ressurreição, a vida e o repouso do Vosso servo... defunto, ó Cristo nosso Deus, nós Vos damos glória, em comunhão com o vosso Pai ingênito e com o vosso santíssimo bom e vivificante Espírito, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Descanse em paz. Amém.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bispo recusa comenda e impõe constrangimento ao Senado Federal

Parabéns Dom Manuel

Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson Cruz, impôs um espetacular constrangimento ao Senado Federal, ontem. 

Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara das mãos do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE). Mas, ao discursar, ele recusou a homenagem em protesto ao reajuste de 61,8% concedido pelos próprios deputados e senadores aos seus salários.
“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la”. 
O público aplaudiu a decisão. O bispo destacou que a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar filas nos hospitais da rede pública, contrasta com a confortável situação salarial dos parlamentares. E acrescentou que o aumento “é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte. Fere a dignidade do povo brasileiro que com o suor de seu rosto santifica o trabalho diário".


Oração pela Família

Senhor, faça de nosso lar um lugar de vosso amor. Que não haja amargura, porque vós nos abençoais. Que não haja egoísmo, porque vós nos encorajais e estais conosco. Que saibamos caminhar para vós, em nossa rotina diária. Que cada manhã seja o início de mais um dia de entrega e sacrifício. Que cada noite ao encontrarmos nossos filhos, possamos orientá-los pelos vossos caminhos. Que nos esforçamos no consolo mutuo. Que façamos do amor um motivo para amar-vos ainda mais. Que demos o melhor de nós mesmos para sermos felizes em nosso lar. Que quando chegar o grande dia de ir ao vosso encontro, nos concedeis estarmos unidos a vós para sempre. Amém!